quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como criar PDFs com senha de segurança?

Se você quer publicar um trabalho em PDF, mas quer impedir que qualquer um possa ler este arquivo, ou mesmo que lendo não possa copiar seu conteúdo, saiba que o PDFCreator permite a você controlar o nível de segurança deu seus arquivos por ele convertidos, siga os passos para criar um arquivo potegido.

  1. Abra o Print Monitor do PDF creator, é um ícone que ta escrito PDF now.

  2. Vá em Printer, depois em Options.

  3. Na janela que foi aberta tem duas guias à esquerda, uma escrito Program e outra escritoFormats, em Formats  tem uma opção PDF, clique nela.
  4. Nas abas à direita clique em Security.
  5. Marque a opção Use Security.

  6. Em Passwords você encontra duas janelas para marcar, a primeira se marcada faz com que o PDF criado só possa ser aberto se digitar uma senha, o segundo impede que o arquivo gerado seja modificado.

  7. Em Disallow User To (Proibir ao usuário que) você marca as opções que deseja proibir ao usuário, Print the Document impede que o PDF gerado seja impresso, Copy text and images impede que o usuário possa copiar o conteúdo seja texto, seja imagens. As duas outras opções impedem ao usuário de modificar o documento e os comentários.

  8. Selecione as duas caixas da subjanela Passwords (como mostrado na imagem do item 6), e na subjanela Disallow use to marque a opção Copy text and images e Print the document. Com isso além do usuário precisar conhecer a senha pra poder abrir o arquivo, ele não poderá copiar o texto e imagens nem imprimir.
  9. Salve as mudanças em Save.
  10. Abra um arquivo do Word que você queira transformar em PDF.
  11. Clique simultaneamente as teclas Ctrl e P para escolher a impressora, ou vá em Imprimir.
  12. Escolha a impressora PDFCreator e confirme.
  13. Quando você confirmar a impressão/conversão aparecerá uma janela que irá pedir dados, como a hora do trabalho e autor, modifique a seu gosto e confirme.
  14. Escolha um local para salvar o arquivo PDF e confirme.
  15. Em seguida aparece uma janela que irá pedir para inserir uma senha/password para o Susuário(User Password) e uma para o proprietário (Owner Password) e repetir a mesma senha, cloque a senha e confirme.

  16. O arquivo PDF protegido é gerado.
Pronto, agora só poderá ler este arquivo quem souber sua senha de segurança, e ele não poderá ser copiado nem impresso. Vale notar que a Senha de Usuário dá acesso restrito ao arquivo, ou seja, com as proibições, e que a Senha de Proprietário (Owner Password) dá acesso irrestrito ao arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário